quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Essências Florais - Para os Animais de Estimação


Cresci cercada de bichinhos de estimação. Tinha tartaruguinha, cão, gato, periquitos, ramsters... O fato de morarmos em apartamento não impediu minha mãe de proporcionar a mim e a meus irmãos uma convivência afetiva e alegre com os animais. Acredito que animais de estimação se comunicam diretamente com nosso coração. Eles nos trazem alegria e amenizam a dor e a solidão. Pesquisas demonstram que pessoas que convivem com animais de estimação são menos sujeitas a problemas cardíacos. Quer saibamos ou não, animais de estimação nos dão amor incondicional e compartilham nossas alegrias e tristezas.

Animais e florais

Em 1989, já com alguns anos de experiência em atendimentos com massagem energética e relaxante, procurava por algo que pudesse atuar de forma mais profunda e permanente no equilíbrio emocional de meus pacientes. Entrei em contato com as essências florais e passei a utilizá-las. Minha casa hoje também tem animaizinhos. E foi inevitável que, ao começar a utilizar essências florais, experimentasse cuidar também deles com elas. Só não imaginava que iria utilizá-las também com animais de estimação de meus pacientes. Mas comecei a ouvir tantos “será que não tem algo que possa dar um jeito no meu cão ou gato, cobaia, peixe, hamster...” que pensei: por que não?

Hoje, após 10 anos de experiência utilizo algumas fórmulas básicas para as questões mais comuns a animais de estimação.

Animais de estimação refletem o momento vivido por seus donos

Acredito nisso, pela sintonia que eles têm conosco. Em minha experiência o que mais ocorre neste sentido são poodles com comportamentos para chamar a atenção quando seus donos estão vivendo algum tipo de rivalidade (no trabalho ou nos relacionamento pessoais). Já observei cães e gatos mexendo e estragando coisas pessoais de seus donos em fases em que a questão vivida pelo dono é a falta de tempo pra si mesmo. Cuidei este mês de uma cachorrinha que vomitava todas as vezes que o nenenzinho recém-nascido da casa tinha dificuldades por excesso de movimento de pessoas visitando, pegando nele ou criando agitação.

Mas os animais também tem seus próprios ciúmes, quando precisam dividir a atenção. E suas próprias dificuldades, quando precisam se adaptar a novos lares. Ou quando sofreram maus tratos, acidentes, separação. Cuidei de uma chinchila que havia ficado muito agitada após a família ter recebido uma notícia de acidente grave. Mas ao cuidar dela quanto a isso, todo o seu comportamento se modificou. Os donos pensavam que tinham um bichinho quietinho e retraído por origem, mas após os florais ela se tornou afetiva e alegre. Neste caso o floral atuou na emergência mas também cuidou de características de comportamento prévio. Segundo os donos, ela ficou “ïrreconhecível”. Casais de ramsters se comportam melhor com a primeira ninhada com a ajuda das essências.

Queixas mais comuns

Animais que estão destruindo ou sujando a casa. Veio daí a fórmula “O Pentelho”. Animais ariscos ou agressivos com as pessoas da casa. Filhotes que choram muito pela dificuldade de adaptação ao novo lar e separação da mãe. Machucados e problemas de pele. Por estas e outras queixas acabei chegando a um conjunto de fórmulas muito úteis.

Os florais atuam de forma abrangente em questões emocionais. E funcionam tanto para humanos quanto para animais, principalmente se levarmos em conta que na maioria das vezes o desequilíbrio do animal está de alguma forma ligado aos donos (ou a seu contato com humanos no passado). Em casos de problemas físicos, dores musculares e questões ligadas a cicatrização de machucados ou feridas também reagem muito bem aos florais.

Agradeço minha ligação e sintonia com os animais e minha experiência com os harmonizadores vibracionais, que são responsáveis pela tranqüilidade com que consigo realizar este trabalho que me traz muita alegria.


Por Maria Silvia Corbett
Terapeuta floral e produtora de essências
corbett@dglnet.com.br






fotos: gettyimages.com

0 comentários: