quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Castração Já!


Quantas vezes você já não viu aquela sua vizinha dizer que a sua gata deu cria novamente? Quantas vezes andou pelas ruas e viu um cãozinho abandonado? E quantas vezes você leu no jornal o número de animais mortos no CCZ todos os dias? Pois é, isso poderia ser evitado se cada um castrasse e o seu bichinho e cuidasse dele direito.


É lindo ver filhotinhos de cachorros e gatos. É ótimo quando se consegue doar todos eles. Mas você já pensou que são mais animais no mundo, onde existem milhões sofrendo de abandono? Não pense duas vezes, castrar é preciso.



DESCULPAS FURADAS
"Meu animal vai ficar gordo" - vai sim, mas só se ele não se exercitar e tiver uma alimentação inadequada. "Não quero impedir o milagre da vida" - então vá a um abrigo de animais e veja como a vida é triste lá dentro.



  • Mitos e verdades sobre a castração


"A castração deixa o animal gordo"


Falso. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso será mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.



"A castração deixa o animal bobo"



Falso. O animal ficará letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, ele se cansará facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é conseqüência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, gradativamente, diminuindo a atividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração.



"A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel!"



Falso. A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós-operatório bastante tranqüilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já está ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma conseqüência maléfica para o animal que continua a ter vida normal.



"A castração evita câncer na fêmea"




Verdadeiro. As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão.


"O macho castrado não tem interesse pela fêmea"



Falso. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.



"Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa"




Verdadeiro. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de uma ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa.


"Deve-se castrar a fêmea após ela ter dado cria"


Falso. Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica "frustrada" ou "triste" por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes.






Por que castrar os machos?

-Evitar fugas.
-Evitar o constrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.
-Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).
-Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.
-Evitar tumores testiculares.
-Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças).







Se levarmos em conta quantas vezes um animal macho terá oportunidade de acasalar durante toda a sua vida reprodutiva, seria mais conveniente diminuir sua atração sexual pelas fêmeas, através da castração. O animal "inteiro" excita-se constantemente a cada odor de fêmea no cio, sem que o acasalamento ocorra, ficando irritado e bastante agitado, motivando a fuga de muitos. O dono precisa vencer o preconceito, algo que é inerente aos humanos apenas, e pensar na castração como um benefício para seu animal.








Por que castrar as fêmeas?

-Evitar acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação.

-Evitar câncer em glândulas mamárias na fase adulta.
-Evitar piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
-Evitar episódios freqüentes de "gravidez psicológica" e suas conseqüências como infecção das tetas.
-Evitar cios.
-Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
-Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças)







É errado o conceito de que a castração só deve ser feita em cadelas de rua. Se o proprietário não tem intenção de acasalar sua fêmea, seja ela de raça ou não, é desnecessário enfrentar-se cios a cada 6 meses, riscos de gravidez indesejável e, principalmente, de doenças como câncer de mama e piometra. A castração garante uma vida adulta bastante saudável para as fêmeas e bem mais tranquila para os donos.








ORIENTAÇÃO
A castração de cães e gatos deve ser feita por um médico veterinário e o animal deve estar sob o efeito de anestesia geral. A esterilização do macho é mais fácil e rápida. A esterilização da fêmea requer alguns dias de atenção após a cirurgia até a completa cicatrização.











Fontes:
www.adoteumgatinho.com.br
www.vidadecao.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Onde castrar gatos aqui em fortaleza??